Este jogo tem como objetivo trabalhar os valores essenciais para a convivência promovendo a socialização e a brincadeira.
Materiais: caixa de papelão, cola branca, papel-cartão, revistas, tesoura com ponta arredondada
Colocando em pratica
Antes da atividade, decorre uma caixa de papelão não muito grande para servir de "Caixas das Boas Maneiras", onde serão guardados os recortes da revista. Reúna a turma e oriente-a a procurar nas revistas imagens que representem situações do cotidiano em que aparecem frases ou atitudes de boas maneiras. Recorte-as e cole-as em papel-cartão.
Na roda diária de conversa, apresente a caixa para a classe, explique o que ele guarda e peça que uma criança por dia retire uma ficha. Solicite que o aluno mostre aos demais colegas e questione-os se sabem o desenho que representa. Converse um pouco sobre a atitude ilustrada e permita que as crianças se manifestem e deem as suas opiniões. se observar dificuldades dos alunos em algumas das etapas, retome a ficha e trabalhe-as novamente. Depois de explorar a carta, guarde-a fora da caixa, para que todas possam ser observadas sem repetição e só depois guarde-as.
Faça anotações sobre as observações feitas pelas crianças para compor o seu portfólio e acompanhamento de seu desenvolvimento. Esse trabalho deve ser constante, pois ele ensina, reforça e desenvolve a cidadania e a ética, formando pessoas conscientes. É importante lembrar, também, que os melhores modelos são a família e os professores, que estão a maior parte do tempo com as crianças e, por isso, devem ter sempre em seu vocabulário expressões como "obrigado", "com licença", "por favor", "desculpe-me" etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário