terça-feira, 5 de março de 2013

CONVERSANDO UM POUCO SOBRE PROJETOS...
PROJETOS EM SALA DE AULA

Hernandez e Ventura(1998) consideram os projetos de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do conhecimento é global e relacional.estaferramenta possibilitaa criação de estratégias de organização do conhecimento considerandoas informações buscadas e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado.
Por que Projetos?
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Para que projetos?
Para responder a problemas colocados pelos alunos, pelo contexto educacional, social, econômico, cultural, etc. E ainda para detectar necessidades de aprendizagens, necessidade de aprofundamento e sistematização de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e da formação do indivíduo.
Neste processo qual o papel do professor?
De coordenador, mediador e fomentador do processode construção do conhecimento, além de aprendiz.
Qual o papel do aluno?
È o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.


Referências Bibliográficas
KOFF, Adélia Maria Nehme Simão e.TRABALHANDO COM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO: QUANDO A AUTONOMIA DO ALUNO GANHA DESTAQUE. PUC- Rio. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT04-3750--Int.pdf.Acesso:março/08
HERNÁNDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO. O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998


Um comentário:

  1. Alessandra, entendo que o PPP fomenta a discussão do que queremos para nossos alunos, é fazer dele uma ferramenta que constrói conhecimento de uma forma organizada e que dá muito certo, uma vez que nele é inserido os diversos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir