terça-feira, 12 de março de 2013
O TRADICIONAL X O NOVO...
Hoje senti vontade de fazer uma postagem sobre a resistência de alguns professores em criar e executar um Projeto Político Pedagógico. Passei por uma escola cumprindo a função de Mediadora de Crianças Especiais, onde uma professora antiga da rede era totalmente contra o PPP, ela dizia que o método tradicional era o meio mais eficaz de se ensinar as crianças e atribuía o alto índice de alfabetismo a essa prática que chamava de "baboseira". Na época até concordei com ela, até ingressar no curso de nível superior de Pedagogia, pouco a pouco fui vendo o quanto é fundamental o PPP. Ela fazia questão de dizer que ia nas reuniões pedagógicas, ouvia tudo, mas depois que entrava em sala de aula a coisa era entre ela e os alunos. Lançava mão daquele caderno surrado e mandava exercício no quadro.
Pude ver que o Projeto Político Pedagógico dá voz a todos os atores envolvidos na comunidade escolar,os diferentes segmentos da sociedade são representados de forma democrática, são estabelecidas metas que podem ou não ser atingidas, é algo móvel, flexível, que após seu diagnóstico pode ser modificado. A escola, apoiada no PPP deve ser um espaço para construção do saber e integração do indivíduo na sociedade
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