quarta-feira, 13 de março de 2013
PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
Boa noite! Quero partilhar esse momento especial de poder expor um pouco sobre a utilização de projetos em sala de aula. Voe pode obsevar e retirar suas dúvidas sobre esse assunto. Hoje trabalha não mais com crianças, onde para muitos pode-se explorar de modo mais amplo o lado imaginário do universo infantil. Mas, chamo sua atençaõ pois, esse universo também pode e dve ser explorado no 2º. segmento e no ensino médio. Esse ano estou desenvolvendo um projeto sobre as profissões.
A importância de conhecer sua futura profissão
Justificativa:
O Ensino Médio, na vida dos adolescentes, é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitude. E essa transformação é que os prepara para assumir postos mais altos: a responsabilidade da vida adulta. Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Porém este também é um período de muitas incertezas e cobranças, assim, é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada.
As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da comunidade onde vivem, no grupo de amigos, etc. Essa batalha também estará presente naquilo que o jovem mais acredita: sua liberdade.
Dentre as várias fases da vida do adolescente, esta fase é muito importante, pois oportuniza que decisão seja tomada ao longo de sua jornada no Ensino Médio. São tantas as opções, que a escolha de uma profissão é difícil e dependerá de uma orientação para que se tornem as mais adequadas aos seus anseios. Este será o ponto para perceber até onde a sua escolha, seu desejo, condiz com a sua realidade estudantil e possibilidades para os diversos tipos de processos seletivos.
Nesse período escolar o jovem se prepara para dar um passo importante em sua vida: a escolha da profissão. Caminho natural para chegar ao mercado de trabalho e obter sua subsistência, também é a concretização de seu sonho e alcance do prazer de realizar uma atividade que o agrade, e que o transportará para a vida real.
A escolha profissional deve acontecer de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua realização pessoal.
O conhecimento das profissões, a compreensão da responsabilidade social e a inserção no mercado de trabalho contribuirão para a formação da personalidade destes jovens adolescentes. São aspectos a serem trabalhados na intenção de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade.
Objetivo Geral:
Oferecer aos estudantes do Ensino Médio uma visão global, empreendedora e detalhada sobre os diversos cursos de graduação de seu interesse.
Objetivos específicos:
• Preparar os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão;
• Favorecer a reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social;
• Manter os alunos atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
• Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
• Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação, ou mesmo garantir que sua escolha é a melhor opção.
Metodologia:
Público alvo:
Estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Recursos Humanos:
Estudantes;
Professores;
Coordenadores Pedagógicos;
Orientadores Educacionais;
Funcionários;
Convidados de áreas a fim.
ESSE PROJETO veio de encontro com os anseios dos alunos e da necessidade dessa descoberta. Ele foi iniciado agora no 1º. bimestre ,mas já estamos colhendo frutos dessa inciativa. Lembrando que desenvolver um projeto não é algo fácil, nem tão pouco difícil, mas é necessário muita dedicação. Não só do corpo docente, mas de toda a escola. Como dizia paulo Freire : ""Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico..." (...)
Caros amigos, pensem nisso e faça já o seu sonho um belo projeto que tenha funcionalidade para seus, alunos, escola, comunidade, município e país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário