quarta-feira, 13 de março de 2013
MODELOS DE PROJETOS
Projeto Leitura: “Explorando a linguagem poética na sala de aula”
Justificativa:
O trabalho com a poesia em sala de aula ajuda a construir no educando o ser poético, ampliando assim sua visão de mundo e seu conhecimento lingüístico , não se prendendo apenas na estrutura do texto mas, em todo contexto de idéias que ele apresenta.
A poesia na escola é trabalhada em atividades que desenvolvam a sensibilização, a fantasia, o prazer da leitura, ampliando assim a oralidade e o desenvolvimento lingüístico da criança.
Esse trabalho permite que o educando tenha um contato maior com bons textos e conheça autores antigos e contemporâneos.
“Poeta não somente o que escreve.”
Objetivo:
Ø Aprofundar o conhecimento sobre o ensino da poesia na escola;
Ø Introduzir o educando no mundo fantasioso e emocionante das histórias, dos poemas, das cantigas, dos brinquedos folclóricos ( literatura de cordel, parlendas , adivinhas...) e de músicas acessíveis a sensibilidade infantil;
Ø Que o educando saiba diferenciar o que é poesia, poema e poeta;
Ø Elaborar um mural de poesias e /ou uma coletânea com o trabalhos dos alunos em seu produto final.
Orientação Metodológica:
A análise da linguagem poética começa com o trabalho de diferenciar o poeta, a poesia ,e poema numa linguagem adaptada a todas as séries envolvidas no projeto.
Breve estudo na estrutura dos poemas (verso, estrofe, rima ,...) e nos tipos de poesia ( desenhada, acróstico, quadra, soneto, música...).
Apresentação de textos e autores variados , discutindo o mesmo em sala de aula, realizando um trabalho coletivo, enfatizando a expressão da oralidade.
A escrita será trabalhada através de exercícios de organização das idéias e sentido, leitura compartilhada e reescrita. Já num segundo momento a preocupação é de produzir um texto que será exposto e observado.
Atividades Propostas
Ø Hora da história (oral) e ilustração
Ø Recitando Poesias ( saral)
Ø Bingo dos personagens (nomes e/ou letra inicial / desenho)
Ø Palavra puxa palavra:
Ø Poesia em papel pardo e sulfite como quebra cabeça para o aluno montar.
Ø Cruzadinha e caça palavras com palavras chaves.
Ø Recorte de revistas para formar poesia de diversos tipos.
Ø Texto fatiado no sulfite e normal no papel pardo.
Ø Produção de texto coletivo.
Ø Produção individual.
Ø Ditado pintado
Avaliação:
Será feita de forma gradativa, de acordo com o decorrer das aulas; observando o desenvolvimento da oralidade , da escrita (concordância, ortografia....) e os avanços de acordo com os objetivos propostos.
Bibliografia:
Ø Academia Brasileira de Literatura de Cordel – História de Cordel, 2003.
Ø Letramento e Leitura da Literatura: A construção do ser poético – Eleonora Cretton Abílio.
Ø Poesia Visual : Ana Claudia Gruszynski – PNLD 2002.
Ø Dezenove Poemas Desengonçados: Ricardo Azevedo –Ed. Ática,1999.
Ø Ler e Escrever Um Grande Prazer.
FONTE:
http://elis-mileumaideias.blogspot.com.br/2009/04/pequenos-projetos-que-deram-certo.html
* OUTRO MODELO DE PROJETO APLICADO EM SALA DE AULA
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
PROJETO RESGATANDO VALORES
Público alvo
O projeto será aplicado em toda a escola (18 turmas do 1º ao 9º anos) com alunos entre 06 e 18 anos, na Escola Estadual Profª Ana Coelho Palmeira, no 2º semestre de 2011.
DURAÇÃO: 3 MESES (Out/Nov./Dez)
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
OBJETIVOS
· Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes entre nós;
· Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
· Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos:
· Amor
· Amizade
· Bondade
· Compaixão
· Coragem
· Honestidade
· Esperança
· Fé
· Felicidade
· Generosidade
· Humildade
· Inteligência
· Justiça
· Obediência e Disciplina
· Paciência
· Paz
· Respeito
· Responsabilidade
· Solidariedade
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
· Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre outros);
· Revistas;
· Músicas;
· Jornais
· Materiais recicláveis;
· Entrevistas;
· Palestra;
· Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
· Data show
DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
· Dramatização;
· Slides, vídeos ou cartazes;
· Paródias
· Histórias de vida.
Ação dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.
ü Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
ü Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.
ü Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
ü Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
ü História: relatório sobre filmes assistidos.
ü Ciências: valores ambientais.
ü Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
ü Ensino religioso: arrecadar material escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas.
ü Educação física: expressão corporal.
CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na semana de 12 a 16 de dezembro com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.
# OUTRO MODELO DE PROJETO (SÃO SUGESTÕES INTERESSANTES - VALE A PENA TRABALHAR COM PROJETO)
Projeto: Um novo olhar sobre o Meio Ambiente
Tema: Pequenas ações para o mundo de paz
Alunos Atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Questão de Investigação:
O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, valores básicos como amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente?
Justificativa: Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.
Objetivo Geral: Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento.
Objetivos Específicos:
• Implantar um jardim e uma horta escolar na Escola de Ensino Fundamental Municipal “Carlos Gomes” para embelezamento do ambiente, produção de verduras e hortaliças orgânicas, plantas medicinais, flores e árvores ornamentais;
• Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
• Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade;
• Observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio saudável, e melhor qualidade de vida;
• Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente e à saúde;
• Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;
• Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue.
Na escola dos meus sonhos os alunos aprendem a… Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música no coro e tocam na orquestra.
Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação… ( FREI BETO).
Ações Prioritárias:
• Apresentar à comunidade escolar os projetos de trabalho que serão implantados nesse ano letivo;
• Discutir com o corpo docente, funcionários e alunos as ações que concretizarão a implantação do projeto;
• Estabelecer parcerias com EPAGRI e Secretaria Municipal da Agricultura para acompanhar e orientar os trabalhos;
• Solicitar apoio da Secretaria Municipal da Educação;
• Organizar, com a orientação de técnico, o espaço onde serão desenvolvidos a horta escolar e o jardim, canteiro de compostagem e minhocário;
• Solicitar de pais e/ou agropecuaristas da região, doação de adubos orgânicos para o plantio;
• Construir canteiros para sementeiras, minhocário, composteira e plantio definitivo;
• Implantar meios para possibilitar a irrigação;
• Elaborar cardápio na merenda escolar com vistas à utilização das verduras e hortaliças oriundas da horta escolar;
Metas Prioritárias:
• Promover encontros periódicos com toda a comunidade escolar e funcionários da EPAGRI e da Secretaria Municipal da Saúde (nutricionista) para conscientização sobre os benefícios e a necessidade de implantação de jardim e horta escolar, e também nas próprias casas das pessoas;
• Solicitar a presença periódica de técnicos da EPAGRI e da Secretaria Municipal da Agricultura para as devidas e necessárias orientações;
• Convidar médico e/ou nutricionista para falar sobre a necessidade de consumo de hortaliças, verduras e demais nutrientes na alimentação humana;
• Acompanhar e auxiliar o trabalho dos agentes de serviços gerais no manuseio com a terra, sementes e ferramentas agrícolas;
• Providenciar materiais necessários para implantar irrigação, alambrado, e demais providências que se fizerem necessário;
• Adquirir e colocar no pátio e demais dependências da escola, lixeiras com as cores padrão e nomes que possam nos auxiliar nos trabalhos voltados à questão do tratamento com o lixo (os três erres): Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem;
• Providenciar também os materiais necessários para a confecção e/ou reaproveitamento de papéis (liquidificador, peneira, utensílio plástico, cola cascorez…);
• Buscar, junto à Secretaria Municipal de Educação, cultura, Desporto e Juventude, auxílio e acompanhamento para a efetivação e prática das ações desse projeto.
• Convidar um profissional da saúde para fazer junto com a escola um trabalho de prevenção contra a Dengue.
“Todos contra a dengue!”
Metodologia
Visando envolver grande parcela da comunidade escolar, pretendem-se promover encontros com a Pastoral da Saúde, técnicos da EPAGRI e das secretarias da Saúde e da Agricultura de nosso município para, periodicamente, visitarem a escola a fim de orientar na delimitação do espaçamento recomendável para as culturas; efetuarem palestras sobre a importância das ervas medicinais; realizar análise de solo, se necessário; orientar na construção do sistema de irrigação, o manuseio dos adubos orgânicos; instrumentos a serem utilizados no contato com a terra, limites e espaço dos canteiros, bem como a diversidade de hortaliças e demais plantas a serem cultivadas de acordo com a época de cultivo aconselhável de cada espécie.
• Diversos tipos de texto
• Jogos
• Trabalho individual e em grupo
• Pesquisa de campo
• Dramatizações
• Vídeos
• Internet
• CD Rom
• Observações
• Gincana
• Feira
• Palestras
• Rádio local
• Mural
• Cartazes
• Varal literário
• Concurso
Recursos Humanos
• Comunidade escolar e local
Recursos Materiais
• Televisão
• Computador
• Revista
• Jornais
• Aparelho de som
• CDs
• Folha sulfite
• cartolinas
• sucata
• mapas
• fotos
• livros
• telas de artistas
• mudas de árvores
Cronograma
• março a dezembro
Avaliação
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.
“Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”. (CURY, Augusto, p. 11)
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