quarta-feira, 13 de março de 2013

MODELOS DE PROJETOS

Projeto Leitura: “Explorando a linguagem poética na sala de aula” Justificativa: O trabalho com a poesia em sala de aula ajuda a construir no educando o ser poético, ampliando assim sua visão de mundo e seu conhecimento lingüístico , não se prendendo apenas na estrutura do texto mas, em todo contexto de idéias que ele apresenta. A poesia na escola é trabalhada em atividades que desenvolvam a sensibilização, a fantasia, o prazer da leitura, ampliando assim a oralidade e o desenvolvimento lingüístico da criança. Esse trabalho permite que o educando tenha um contato maior com bons textos e conheça autores antigos e contemporâneos. “Poeta não somente o que escreve.” Objetivo: Ø Aprofundar o conhecimento sobre o ensino da poesia na escola; Ø Introduzir o educando no mundo fantasioso e emocionante das histórias, dos poemas, das cantigas, dos brinquedos folclóricos ( literatura de cordel, parlendas , adivinhas...) e de músicas acessíveis a sensibilidade infantil; Ø Que o educando saiba diferenciar o que é poesia, poema e poeta; Ø Elaborar um mural de poesias e /ou uma coletânea com o trabalhos dos alunos em seu produto final. Orientação Metodológica: A análise da linguagem poética começa com o trabalho de diferenciar o poeta, a poesia ,e poema numa linguagem adaptada a todas as séries envolvidas no projeto. Breve estudo na estrutura dos poemas (verso, estrofe, rima ,...) e nos tipos de poesia ( desenhada, acróstico, quadra, soneto, música...). Apresentação de textos e autores variados , discutindo o mesmo em sala de aula, realizando um trabalho coletivo, enfatizando a expressão da oralidade. A escrita será trabalhada através de exercícios de organização das idéias e sentido, leitura compartilhada e reescrita. Já num segundo momento a preocupação é de produzir um texto que será exposto e observado. Atividades Propostas Ø Hora da história (oral) e ilustração Ø Recitando Poesias ( saral) Ø Bingo dos personagens (nomes e/ou letra inicial / desenho) Ø Palavra puxa palavra: Ø Poesia em papel pardo e sulfite como quebra cabeça para o aluno montar. Ø Cruzadinha e caça palavras com palavras chaves. Ø Recorte de revistas para formar poesia de diversos tipos. Ø Texto fatiado no sulfite e normal no papel pardo. Ø Produção de texto coletivo. Ø Produção individual. Ø Ditado pintado Avaliação: Será feita de forma gradativa, de acordo com o decorrer das aulas; observando o desenvolvimento da oralidade , da escrita (concordância, ortografia....) e os avanços de acordo com os objetivos propostos. Bibliografia: Ø Academia Brasileira de Literatura de Cordel – História de Cordel, 2003. Ø Letramento e Leitura da Literatura: A construção do ser poético – Eleonora Cretton Abílio. Ø Poesia Visual : Ana Claudia Gruszynski – PNLD 2002. Ø Dezenove Poemas Desengonçados: Ricardo Azevedo –Ed. Ática,1999. Ø Ler e Escrever Um Grande Prazer. FONTE: http://elis-mileumaideias.blogspot.com.br/2009/04/pequenos-projetos-que-deram-certo.html * OUTRO MODELO DE PROJETO APLICADO EM SALA DE AULA sexta-feira, 18 de novembro de 2011 PROJETO RESGATANDO VALORES Público alvo O projeto será aplicado em toda a escola (18 turmas do 1º ao 9º anos) com alunos entre 06 e 18 anos, na Escola Estadual Profª Ana Coelho Palmeira, no 2º semestre de 2011. DURAÇÃO: 3 MESES (Out/Nov./Dez) APRESENTAÇÃO Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem. JUSTIFICATIVA Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola. Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas. O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um. OBJETIVOS · Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade; · Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes entre nós; · Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social. · Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes. Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos: · Amor · Amizade · Bondade · Compaixão · Coragem · Honestidade · Esperança · Fé · Felicidade · Generosidade · Humildade · Inteligência · Justiça · Obediência e Disciplina · Paciência · Paz · Respeito · Responsabilidade · Solidariedade RECURSOS Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis: · Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre outros); · Revistas; · Músicas; · Jornais · Materiais recicláveis; · Entrevistas; · Palestra; · Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados. · Data show DESENVOLVIMENTO Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos: · Dramatização; · Slides, vídeos ou cartazes; · Paródias · Histórias de vida. Ação dos professores: Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos. ü Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país. ü Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais. ü Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado. ü Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores. ü História: relatório sobre filmes assistidos. ü Ciências: valores ambientais. ü Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo. ü Ensino religioso: arrecadar material escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas. ü Educação física: expressão corporal. CONCLUSÃO DO PROJETO: A culminância do nosso trabalho acontecerá na semana de 12 a 16 de dezembro com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point. AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo. # OUTRO MODELO DE PROJETO (SÃO SUGESTÕES INTERESSANTES - VALE A PENA TRABALHAR COM PROJETO) Projeto: Um novo olhar sobre o Meio Ambiente Tema: Pequenas ações para o mundo de paz Alunos Atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental Questão de Investigação: O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, valores básicos como amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente? Justificativa: Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções. Objetivo Geral: Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento. Objetivos Específicos: • Implantar um jardim e uma horta escolar na Escola de Ensino Fundamental Municipal “Carlos Gomes” para embelezamento do ambiente, produção de verduras e hortaliças orgânicas, plantas medicinais, flores e árvores ornamentais; • Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; • Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade; • Observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio saudável, e melhor qualidade de vida; • Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente e à saúde; • Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem; • Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue. Na escola dos meus sonhos os alunos aprendem a… Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música no coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação… ( FREI BETO). Ações Prioritárias: • Apresentar à comunidade escolar os projetos de trabalho que serão implantados nesse ano letivo; • Discutir com o corpo docente, funcionários e alunos as ações que concretizarão a implantação do projeto; • Estabelecer parcerias com EPAGRI e Secretaria Municipal da Agricultura para acompanhar e orientar os trabalhos; • Solicitar apoio da Secretaria Municipal da Educação; • Organizar, com a orientação de técnico, o espaço onde serão desenvolvidos a horta escolar e o jardim, canteiro de compostagem e minhocário; • Solicitar de pais e/ou agropecuaristas da região, doação de adubos orgânicos para o plantio; • Construir canteiros para sementeiras, minhocário, composteira e plantio definitivo; • Implantar meios para possibilitar a irrigação; • Elaborar cardápio na merenda escolar com vistas à utilização das verduras e hortaliças oriundas da horta escolar; Metas Prioritárias: • Promover encontros periódicos com toda a comunidade escolar e funcionários da EPAGRI e da Secretaria Municipal da Saúde (nutricionista) para conscientização sobre os benefícios e a necessidade de implantação de jardim e horta escolar, e também nas próprias casas das pessoas; • Solicitar a presença periódica de técnicos da EPAGRI e da Secretaria Municipal da Agricultura para as devidas e necessárias orientações; • Convidar médico e/ou nutricionista para falar sobre a necessidade de consumo de hortaliças, verduras e demais nutrientes na alimentação humana; • Acompanhar e auxiliar o trabalho dos agentes de serviços gerais no manuseio com a terra, sementes e ferramentas agrícolas; • Providenciar materiais necessários para implantar irrigação, alambrado, e demais providências que se fizerem necessário; • Adquirir e colocar no pátio e demais dependências da escola, lixeiras com as cores padrão e nomes que possam nos auxiliar nos trabalhos voltados à questão do tratamento com o lixo (os três erres): Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem; • Providenciar também os materiais necessários para a confecção e/ou reaproveitamento de papéis (liquidificador, peneira, utensílio plástico, cola cascorez…); • Buscar, junto à Secretaria Municipal de Educação, cultura, Desporto e Juventude, auxílio e acompanhamento para a efetivação e prática das ações desse projeto. • Convidar um profissional da saúde para fazer junto com a escola um trabalho de prevenção contra a Dengue. “Todos contra a dengue!” Metodologia Visando envolver grande parcela da comunidade escolar, pretendem-se promover encontros com a Pastoral da Saúde, técnicos da EPAGRI e das secretarias da Saúde e da Agricultura de nosso município para, periodicamente, visitarem a escola a fim de orientar na delimitação do espaçamento recomendável para as culturas; efetuarem palestras sobre a importância das ervas medicinais; realizar análise de solo, se necessário; orientar na construção do sistema de irrigação, o manuseio dos adubos orgânicos; instrumentos a serem utilizados no contato com a terra, limites e espaço dos canteiros, bem como a diversidade de hortaliças e demais plantas a serem cultivadas de acordo com a época de cultivo aconselhável de cada espécie. • Diversos tipos de texto • Jogos • Trabalho individual e em grupo • Pesquisa de campo • Dramatizações • Vídeos • Internet • CD Rom • Observações • Gincana • Feira • Palestras • Rádio local • Mural • Cartazes • Varal literário • Concurso Recursos Humanos • Comunidade escolar e local Recursos Materiais • Televisão • Computador • Revista • Jornais • Aparelho de som • CDs • Folha sulfite • cartolinas • sucata • mapas • fotos • livros • telas de artistas • mudas de árvores Cronograma • março a dezembro Avaliação A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica. “Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”. (CURY, Augusto, p. 11)

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